Calvície: saiba como identificar a queda de cabelo

Encarado muitas vezes como um sinal de velhice, a alopecia androgenética ou calvície, afeta milhares de pessoas em todo o mundo, sendo que, os homens são os mais prejudicados. Mesmo que alguns encarem com tranquilidade essa queda de fios, o problema afeta, principalmente, a autoestima das pessoas.

Em alguns casos, a perda de cabelo pode levar até mesmo a quadros depressivos, uma vez que, quem sofre com a patologia, acaba na maioria das vezes tentando esconder as falhas aparentes por vergonha, usando lenços, bonés, mudando o penteado ou evitando sair com amigos e familiares.

 

Mas, afinal, como identificar a calvície?

O primeiro passo para identificar a calvície é ficar de olho na saúde capilar, no entanto, é importante saber que a alopecia androgenética não vem da mesma forma para todo mundo, em algumas pessoas acontecem de forma progressiva, para outras de forma lenta.

No entanto, é possível identificar alguns sinais, como:

 

Fios mudam de textura

Um dos principais sinais da calvície é a mudança da textura dos fios, embora, essa alteração seja comum ao longo da vida, principalmente, por conta de alteração hormonal, na alopecia o cabelo vai ficando mais fino e perdendo o volume.

 

Couro cabeludo fica mais evidente

Na medida que os fios mudam de textura, o couro cabeludo fica mais evidente nas regiões que a calvície afeta.

No entanto, acontece de maneira diferente para homens e mulheres, uma vez que, no sexo feminino, a calvície inicia na linha divisória do cabelo até alcançar o topo da cabeça. Já para eles, começa nas famosas entradas e também no topo do couro cabeludo.

Além disso, é possível notar essas falhas durante o banho ou em um mergulho, por exemplo, pois, com o cabelo molhado as regiões que sofrem com a calvície ficam mais aparente.

 

Queda capilar fora do comum

Normalmente, são 100 fios que caem diariamente, isso porque eles também têm um ciclo de vida: nascem, crescem e morrem, ao atingirem essa última fase eles caem e, então, dão espaço para que outros fios repitam esse mesmo processo.

Porém, na calvície a queda é maior, e é possível percebe-la ao pentear o cabelo, durante o banho ao lava-los, ao acordar e se deparar com grande quantidade de fios no travesseiro, até mesmo ao longo do dia, quando vários fios estão caídos na roupa, por exemplo.

São vários os sinais para perceber uma queda de cabelo progressiva, basta ficar atento na saúde capilar e reparar se a quantidade que cai diariamente é mais do que o normal. Certamente, não é possível contar quantos fios caem por dia, contudo, se levar em consideração os pontos aqui listados, ficará mais fácil de identificar.

Caso note alguns desses sinais, é indicado buscar ajuda de um especialista para que ele dê um diagnóstico final acerca do problema e indique os possíveis tratamentos.

Alan Wells

Formado na Universidade de São Paulo um dos centros mais modernos e avançados da cirurgia no Brasil e América do Sul. Dr Alan Wells dedica-se inteiramente ao transplante capilar FUE e aplica todo seu conhecimento a aperfeiçoar o implante capilar moderno. Sua exclusiva dedicação leva a um constante aperfeiçoamento na técnica, e a resultados cada vez melhores.

Não há Comentários

Publicar um Comentário

Comentar
Nome
E-mail
Website